8 de agosto: Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo
O dia 8 de agosto marcou a comemoração da Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo. Foi nessa data, em 1956, que morreram na chamada tragédia de Marcinelle, na Bélgica, 136 imigrantes italianos de um total de 262 vítimas que trabalhavam como mineiros.
Na verdade, neste ano a Jornada do Sacrifício também assinala o transcurso de um século de outra tragédia marcante (Monongah), ocorrida nos Estados Unidos, na Virginia também em trabalho de mineração, e que teria vitimado mais de 150 italianos.
Entre as vítimas da Bélgica, a maioria dos italianos era originária da região de Abruzzo 62. Do Veneto, há registros de cinco mortos. Assim como em outras localidades, representantes dessas regiões registram a data ressaltando a dramaticidade e as agruras enfrentadas pelos imigrantes italianos.
A Giornata Nazionale del Sacrificio del Lavoro Italiano nel Mondo foi instituída em 2001, pelo Governo, por iniciativa do ministro para os Italianos no Mundo. O seu objetivo é manter viva na memória, sobretudo para as novas gerações, a contribuição, em termos de desenvolvimento social, cultural e econômico legado pelos emigrantes através do trabalho e do próprio sacrifício em outros países.
Notícias Relacionadas
-
Anita Garibaldi é homenageada em Laguna
08 Aug 2016 -
Lydia Gabellini recebe homenagem póstuma em Porto Alegre
19 May 2016 -
Lagunenses prestam homenagens a Anita Garibaldi
04 Aug 2014 -
Semana do Imigrante prossegue em Silveira Martins
24 May 2013 -
Solenidade abre, no RS, o Ano da Alemanha no Brasil
21 May 2013