UIL

Italianos no Mundo: Ministro deseja nova fase na Chancelaria

O ministro para os Italianos no Mundo, Mirko Tremaglia, deseja uma "nova fase" ao Ministério do Exterior, caracterizada pela transferência ao seu Ministério de "novas competências", em conseqüência da substituição do Ministro Franco Frattini, indicado a fazer parte da Comissão da União Européia (UE).

Tremaglia solicitou mais competências para o seu Ministério hoje em um discurso em Istambul.

"Estou há tempos promovendo uma política de italianidade para além das partes e dos partidos e para a construção de um "sistema Itália" no exterior. Com este objetivo, a nova fase que está para se abrir na Farnesina (a chancelaria italiana), com um novo ministro do Exterior, deveria olhar entre outras coisas, a atribuição de novas competências ao Ministério dos Italianos no Mundo", disse Tremaglia durante um encontro da Casa da Itália de Istambul com a comunidade residente.

"A minha declaração tinha o pressuposto que no cargo do ministro do Exterior vá Giancarlo Fini", disse o ministro, fazendo referência a substituição de Frattini.

Tremaglia especificou que pedirá para o seu Ministério a competência sobre a rede de associações de italianos residentes no exterior, lembrando a recente iniciativa de constituir uma Confederação dos empreendedores italianos no mundo (Cim), da qual hoje inaugurou a primeira seção no exterior, e a rede das escolas italianos no exterior.