UIL

Lançamento aborda a imigração italiana no sul de SC

A imigração italiana no Sul de Santa Catarina completou 145 anos em 2022. Com acontecimentos de quase um século e meio, a história não pode ser esquecida, principalmente quando novas gerações surgem. Para marcar a importância da imigração e dos italianos para a região, Vilmar Dal Bò Maccari, urussanguense que atualmente vive em Florianópolis, lançou o livro “Os dias eram assim”, em Treviso, na Itália. Vilmar foi aprovado no doutorado pelo Instituto Universitário Sophia, Fingline e Incisa Val d’Arno. O catarinense defendeu a tese em Ciências Econômicas e Políticas, com ênfase em Teoria Política.

O livro narra a história da família Dal Bò, chamada de a família do boi. Apesar de conter apenas um sobrenome, a obra não conta a história de somente uma família em específico. “Nós vemos que nós começamos a narrar um sobrenome, mas ele vai se entrelaçando com a história de outros sobrenomes, e vai dando a história de outras raízes, outros encontros, outros desencontros, outras divergências”, contou Vilmar. “Não é uma história isolada, a gente vê a história de uma região e de nomes que circulam ainda hoje nos nossos territórios”, completou.

Para realizar a obra, Vilmar reuniu todo o documento histórico existente. “Antes de mim, estiveram tantos outros autores que já trabalharam. Não trago uma novidade desconhecida para a nossa região, para os municípios da Rota Italiana, porque tantos outros já escreveram sobre esses fenômenos”, destacou. Vilmar citou o Monsenhor Agenor Neves Marques e a Karla Ribeiro, que possuem obras que narram a história da imigração italiana em Urussanga. O autor frisou que é muito importante relembrar a história, principalmente quando se está encaminhando para a quarta geração de descendentes italianos. “Este livro tem como um grande objetivo recordar os 145 anos da imigração italiana”, reforçou.

O livro "Os dias eram assim" foi lançado na Itália, onde o autor está atualmente por conta da apresentação do doutorado. Nas próximas semanas, Vilmar voltará para o Brasil, no qual os exemplares da obra serão entregues às pessoas que ajudaram com a tradição oral.

Fonte da notícia: Radio Marconi/Urussanga - SC