UIL

Os mais belos nomes inspirados nas deusas greco-romanas

Aos casais que procuram um nome feminino para dar à sua futura filha, a inspiração vem da mitologia grega e romana. Veja alguns deles.

ATENA

Filha de Zeus, também conhecida como Minerva, ela era a deusa da guerra e da inteligência. Mas também das artes e das ciências. Foi considerada a protetora das cidades, em particular de Atenas, que lhe deve o nome. Suas principais características são força, sabedoria e prudência.

CAMILLA

Na mitologia romana, Camila é filha de Métabo, rei dos volscos, tribo da Itália central. É uma mulher guerreira e cavaleira experiente, personagem da Eneida de Virgílio, que dedica a ela grande parte do livro XI do seu poema épico. Criada nos bosques, Camila levou uma vida de virgem caçadora, até o dia em que decidiu participar da guerra dos rútulos contra os troianos de Eneias, que pretendiam estabelecer-se na Itália.

CERES

Ceres, na mitologia romana, equivalente à deusa grega, Deméter,[1] filha de Saturno e Cibele, amante e irmã de Júpiter, irmã de Juno, Vesta, Netuno e Plutão, e mãe de Perséfone com Júpiter. Patrona da Sicília, Ceres pediu a Júpiter para que a Sicília fosse colocada nos céus; como resultado, e porque a ilha tem forma triangular, criou a constelação Triangulum, um dos antigos nomes era Sicília.

CLOE

Da palavra grega chloe, que significa “grama verde e tenra, planta recém germinada”, ela era a deusa da terra, também chamada Deméter. Encarregado de cultivar as plantações e proteger a vegetação, Cloe é um nome profundamente ligado à natureza e ao verde. Simboliza frescura, juventude e natureza que renasce.

CINZIA

Outro nome pelo qual a deusa da caça Ártemis era chamada na Grécia antiga. Nascida no Monte Conto (daí o nome), ela era a protetora de animais selvagens, em particular de ursos e veados. Muitas vezes ela é representada com um arco, com o qual era particularmente hábil, ela também é a deusa da fertilidade e de toda a natureza.

Apolo perseguindo Dafne, Giovanni Battista Tiepolo

DAFNE

Filha do deus do rio Ladone e da náiade Creusa, de acordo com a maioria dos autores gregos, ela é considerada filha de Peneu por alguns dos autores latinos (Ovídio e Hyginus) e filha de Amicla sobre fragmentos de outros autores.
Ninfa amada por Apolo. 

DIANA

A deusa romana da caça (para os gregos a deusa da caça era Ártemis), protetora dos animais selvagens e das mulheres. Está associada à natureza, coragem, determinação e respeito pela natureza.

EUROPA

Na mitologia, era filha do rei de Tiro e Irã de Cadmo, foi raptada por Zeus e transformada em toro. Ela teve três filhos: Minose, Radamanto e Sarpedonte. A etimologia do nome Europa não é certa: segundo alguns, deriva da palavra semítica ereb, "oeste", com a qual os fenícios (por volta de 1500-600 a.C) indicavam todos os países a oeste da Síria, onde viviam.

Flora, pintura Louise Abbema

FLORA

Flora, na mitologia romana, é uma Deusa ninfa das Ilhas Afortunadas. Esposa de Zéfiro e deusa das flores e da Primavera.Flora é a potência da natureza que faz florir as árvores e preside a “tudo que floresce”. A lenda pretende que Flora foi introduzida em Roma (tal como Fides) por Tito Tácito, juntamente com outras divindades sabinas. Era honrada quer por populações itálicas não latinas como latinas. Algumas populações sabinas tinham-lhe consagrado um mês, o correspondente a Abril do calendário romano.

FORTUNA

Rainha romana do destino, Fortuna era uma divindade antiga, talvez antes da fundação de Roma.  Servius Tullius, o rei mais favorecido por Fortuna, dedicou vinte e seis templos a ela na capital. Também é dito que ela o amava, embora ele fosse apenas um mortal e costumava entrar em sua casa por uma pequena janela.

GEA ou GAIA

Ela é a personificação da Terra, mãe de todos os seres vivos e da natureza. Uma deusa primordial particularmente ligada ao culto da terra e à origem da vida.

LEDA

Ela não é exatamente uma deusa, mas a filha do rei da Etólia amada por Zeus. Incapaz de se juntar a ele na forma humana, ela se fez como um cisne. De sua união nasceram dois ovos. Do primeiro foram gerados o Dioscuri, Castor e Pollux, do segundo Helena e Clitemnestra.

MELISSA

Também neste caso não estamos diante de uma deusa, mas sim de uma ninfa. Aquela que primeiro descobriu as abelhas e usou seu mel para alimentar o pequeno Zeus. Seu nome é sinônimo de doçura.

LEIA TAMBÉM: Nomes femininos italianos, origens e significados

NIKE

Ele é a personificação da vitória. Na Itália, é um nome pouco comum e frequentemente pronunciado incorretamente. No exterior, especialmente em países de língua inglesa, é mais difundido.

OLIMPIA

Ela é por excelência a habitante do Olimpo, isto é, da montanha sagrada onde, segundo os antigos gregos, viviam os deuses. De Olimpia também deriva a palavra Olimpíadas, para indicar os jogos 'Olímpicos' que foram realizados aqui.

REA

Filha de Urano e Gaia, ela é mãe de Zeus, pai de todos os deuses, e de Cronos, deus do tempo. Embora na língua italiana rea signifique 'culpado', a etimologia do nome próprio nada tem a ver com este significado.

SELENE

Ela é a deusa da Lua que dirige sua carruagem puxada por 4 bois todas as noites para trazer a estrela pálida para o céu. O nome está associado a noturno, calmo, quieto.