UIL

Pavarotti

O famoso tenor Luciano Pavarotti continua internado no hospital Policlínico de Modena, sete dias depois de ingressar na instituição para tratar uma infecção pulmonar. As informações dão conta de que Pavarotti, que no ano passado submeteu-se a uma cirurgia para retirar um tumor do pâncreas, continua apresentando melhoras.

Ogn da fé I

A proposta do jornal inglês Economist, no sentido de que a Santa Sé renunciasse ao seu estatuto diplomático, passando a definir-se como a maior ong do mundo, não repercutiu bem no Vaticano. O arcebispo Dominique Mamberte, uma espécie de ministro dos Negócios Estrangeiros, defendeu em entrevista à revista católica L’Avvenire o papel da diplomacia do Vaticano, a serviço da paz e dos direitos humanos, assumindo posições contra a corrente da cultura dominante. 

Ong da fé II

Segundo o arcebispo, “por detrás do convite a reduzir-se a uma ONG – prossegue o prelado – para além da incompreensão sobre o estatuto jurídico da Santa Sé, existe também, provavelmente, uma visão redutiva da sua missão, que não é setorial ou ligada a interesses particulares, mas sim universal, abarcando todas as dimensões do homem e da humanidade”.

Tosca adaptação

O senador Marco Maciel (DEM-PE) afirmou na última semana, em Plenário, que a edição freqüente de medidas provisórias prejudica as prerrogativas do Legislativo. O senador salientou que a adoção do instituto jurídico da MP, criado pela Constituinte de 1987/1988, decorreu de "tosca adaptação", ao regime presidencialista vigente no país, de igual dispositivo da Constituição parlamentarista da Itália de 1946, os chamados provvedimenti provvisori, que seriam permitidos somente em três casos: segurança nacional, calamidade pública e normas financeiras.