Tortelli de batata, receita típica da Emilia-Romagna
A culinária da Emilia-Romagna, no norte da Itália, é rica e saborosa, com pratos que simbolizam a Itália à mesa.
Emilia-Romagna é frequentemente considerada o lar da boa comida na Itália. Uma terra historicamente dividida entre a Emília, onde prevalecem os sabores da terra, e a Romagna, com influência do mar e das regiões mais próximas.
A Emília, conforme definida historicamente, é composta pelas províncias de Piacenza, Parma, Reggio-Emilia, Modena, Ferrara e Bolonha (excluindo a cidade de Imola, historicamente da Romagna). A Romagna, segundo a definição comumente aceita, inclui as províncias de Forlì-Cesena, Ravenna, Rimini e Bolonha.
Tortelli é um dos pratos típicos da Emilia-Romagna, em particular das zonas de Parma, Piacenza e Reggio Emilia. A tradição inclui quatro versões diferentes, que se distinguem pelo tipo de recheio: com ervas, batata, abóbora e castanhas.
A sua origem parece remontar ao período medieval, nomeadamente à necessidade de eliminar a carne nos dias de vacas magras na véspera de Natal.
Conheça a seguir a receita dos tradicionais tortelli de batatas, a original receita reggiana-romagnola.
Ingredientes para a pastelaria:
5 ovos
500 g de farinha moída na pedra (ou 350 g de farinha “0” e 150 g de sêmola de trigo duro)
Sal a gosto
Água a gosto
Ingredientes para o recheio:
1kg de batatas
100g de manteiga
1 ovo
150 g de Parmigiano Reggiano ralado
Sal a gosto
Ingredientes para o condimento:
Manteiga
Parmigiano Reggiano ralado
Modo de preparar
1. Lave as batatas e cozinhe-as com casca em água e sal. Descasque as batatas e amasse-as com um espremedor de batatas. Adicione a manteiga que derreterá com o calor das batatas e uma pitada de sal. Adicione o Parmigiano Reggiano, misture e deixe esfriar. Assim que o recheio esfriar, adicione um ovo e misture.
2. Prepare a massa misturando a farinha, os ovos, uma pitada de sal e uma gota de água, conforme necessário. Faça uma bola e deixe-a descansar na geladeira, por pelo menos uma hora. Retire a massa da geladeira, corte uma parte e cubra o restante para que não resseque durante o processamento. Abra a massa na máquina apropriada, começando com uma espessura maior e tornando-a gradualmente mais fina.
3. Enfarinhe o lado da massa que está em contato com a superfície e disponha o recheio do outro lado, tendo o cuidado de criar uma fiada horizontal de bolinhas de recheio entre as quais deve deixar um espaço de cerca de 3 cm. Dobre a massa sobre ela mesma, tomando cuidado para deixar escapar o ar. Corte os tortelli com um cortador.
4. Leve uma panela com água e sal para ferver e nela mergulhe os tortelli. Cozinhe por cerca de 5 minutos (o cozimento depende da espessura da massa) e coe com uma escumadeira. Tempere com bastante manteiga derretida e Parmigiano Reggiano ralado.
Fonte: Parmigiano Reggiano