UIL

Viagem às colônias italianas do Espírito Santo

Em sua visita ao Espírito Santo, em fevereiro de 1902, o jornalista e pesquisador Arrigo De Zettiry, comissário do governo italiano, teve a oportunidade de registrar em seu relatório um período crítico para os camponeses italianos no Estado do Espírito Santo. Ao mesmo tempo que algumas famílias progrediam, outras lutavam contra doenças, a falta de recursos e as dívidas, por conta da baixa do preço do café, mas ainda firmes no sonho de far la Mèrica. É um relato simples, realista e comovente, que retrata um pouco dos dramas e das conquistas das famílias italianas no interior espírito-santense, no raiar do século XX.

O livro é uma publicação da Coleção Canaã, do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

Tradução do relatório do emissário do Governo italiano, Arrigo De Zettiry. Os relatórios oficiais e as narrativas de viagem realizadas por viajantes estrangeiros são importantes registros, muitas vezes únicos, para conhecermos um pouco mais da nossa história.

O relatório de De Zettiry foi produzido há 120 anos. Quando aqui esteve, o Espírito Santo havia recebido 35 mil colonos italianos, resultante do processo imigratório verificado no último quarto do século XIX.

Em 1895, o Governo italiano proibiu novos embarques de famílias para o Espírito Santo, com base nas denúncias dos relatos de Carlo Nagar, primeiro relatório traduzido e publicado pela Coleção Canaã. Essa proibição ocorreu duas décadas depois da chegada da
Expedição Tabacchi à província capixaba, que inaugurou a imigração em massa de italianos para o Brasil.

Já no alvorecer do século XX, a Itália envia emissários com a tarefa de visitar e conhecer a realidade dos seus emigrantes em nosso país. Arrigo De Zettiry, jornalista e pesquisador da imigração, foi o comissário responsável para visitar o Espírito Santo e Minas Gerais. Para São Paulo foi enviado o escritor e jornalista, Adolfo Rossi.

O texto referente à visita de De Zettiry ao Espírito Santo faz parte do seu relatório, que também inclui as anotações da visita que fez às colônias e fazendas no Estado de Minas Gerais, sob o título: Condizioni dei coloni italiani negli stati di Spirito Santo e di Minas Geraes (Brasile), publicado pelo Reggio Commissariato Dell’Emigrazione, em Roma, no ano de 1902. Assim, temos disponível aqui neste livro apenas a parte referente a sua visita ao Espírito Santo.

Viagem às Colônias Italianas do Espírito Santo

Autor: Arrigo De Zettiry
Prefácio: Renzo M. Grosselli
Tradução: Nerina Bortoluzzi Herzog
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - Vitória, 2021

Baixe aqui o livro em arquivo PDF