Espumantes: um brinde para todos os momentos*
Dezembro inicia com muitas comemorações e, habitualmente, brinda-se com champagne, pois poucas bebidas combinam melhor com uma celebração e podem ser servidas do início ao fim. Mas não brindamos apenas com champagne. Brindamos com outros espumantes ou moussants, como Cava, Asti, Prosecco e sparkling wine.
A diferença está na procedência, nos tipos de uvas usadas na assemblage, no processo, na graduação de açúcar, no perlage, na personalidade, e na percepção do valor atribuído a detalhes que nossos sentidos reconhecem como rótulos, rolhas, aromas e sabor. E no prazer que sentimos em abri-los e saboreá-los. Somos programados para sentir prazer, talvez por isso a esfuziante efervescência das minúsculas borbulhas nos fascine tanto.
Por isso, celebramos nossos melhores momentos com espumantes. Por isso, também, espumantes são uma bebida perfeita para todos os momentos. Basta adicioná-lo ao suco de frutas, et voilà, o lanche ganha ares de festa. É perfeito para iniciar as refeições porque é charmoso, limpa o paladar e estimula o apetite. E é uma maneira glamourosa de finalizar o dia.
Espumantes de qualidade podem ser mantidos na geladeira com uma tampa apropriada por mais de uma semana sem perder os seus atrativos. Alguns são produzidos pelo método clássico ou tradicional, onde a segunda fermentação acontece na própria garrafa (método da região de Champagne, dito champenoise); outros, pelo método charmat, onde ambas fermentações acontecem em tanques.
E bastam alguns cuidados para extrair deles o seu melhor. Não servir muito gelado para não perder em sabor. Remover a rolha sem derramar o líquido, evitando a perda de gás e, finalmente, usar as melhores taças para servi-lo, que são as do tipo flûte ou tulipa, para permitir a subida da mousse e a liberação lenta dos aromas. Mas se não houver uma taça adequada à mão, podem ser servidos em qualquer outra taça ou copo, desde que esteja seco para acentuar o perlage. E para que seu prazer esteja garantido.
*Por Natercia Peruffo Gallego Ziero vinicola@cordelier.com.br
Diretora da Vinícola Cordelier - www.cordelier.com.br
Notícias Relacionadas