UIL

A origem do idioma italiano desvendada por especialistas italianos nesta quarta-feira (24), na Unisinos

Os professores da Universidade de Macerata, Alfredo Luzi e Giorgio Massei (também docente da Edulingua), proferem palestra sobre a Origem do idioma italiano nesta quarta-feira, a partir das 18h, na sala de palestras do  Instituto de Línguas da Unisinos (1L 108). A palestra, promovida pelo Instituto,  é gratuita mas a presença deve ser confirmada pelo e-mail unilinguas@unisinos.br.

Os palestrantes

Natural de Ascoli Piceno, Alfredo Luzi, é laureado em Letras Modernas pela Universidade de Urbino (MC), Itália. Desde 1987, é professor ordinário de Literatura italiana moderna e contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Macerata, na Itália, onde leciona as disciplinas “História da língua italiana” e “Sociologia da literatura”. É componente do Comitê Técnico para o Centro de Relações Internacionais da Universidade de Macerata. Especialista na obra de Giacomo Leopardi (29 de junho de 1798 - 14 de junho de 1837), poeta, nascido em Recanati, na Itália, considerado um dos maiores poetas da lírica italiana.

É o responsável científico do acordo internacional entre a Universidade de Macerata e a Universidade de Nova Inglaterra, em Armidale, Austrália; e do projeto de pesquisa financiada pela C.U.I.A. - Consórcio Interuniversitário Italiano para a Argentina com o tema “Itália e Argentina nos últimos séculos. Sociedade, economia, arte e literatura”.

Coordena 21 programas Sócrates com Universidades de toda a Europa – Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Malta, Irlanda, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Romênia. É presidente dos prêmios literários nacionais, Libero Bigiaretti (Matelica), Maria Teresa di Lascia (Fiuminata); Joyce Lussu (Offida).

Lecionou literatura italiana na Universidade de Spalato, na Croácia, de 2000 a 2005. Vem realizando conferências e seminários em universidades de diversos países, entre os quais Bélgica, Holanda, França, Luxemburgo, Inglaterra, Espanha, Suíça, Hungria, Romênia, Polônia, Iugoslávia, Quênia, Etiópia, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Argentina, Hong Kong, Finlândia, Turquia, Israel, Equador, Uruguai e Alemanha.

Faz parte de numerosas redações de revistas italianas e estrangeiras, entre as quais, Rivista di letteratura italiana, Ermeneutica letteraria, Smerialliana, L’anello che non tiene, Yale Italian Poetry, Forum Italicum, Annali d’Italianistica.

Massei

Após haver iniciado a sua carreira de professor de italiano a estrangeiros em diversas instituições italianas, lecionou nos Estados Unidos por vários anos, junto à Universidade de Michigan e a Community High School de Ann Arbor, em Michigan. Neste período, foi premiado pela sua pesquisa sobre o uso da tecnologia no ensino, em particular de blog e de mundos virtuais no aprendizado de línguas.

Participou do desenvolvimento do AP Italian (Advanced Placement test), coordenado pela ETS (Educational Testing Service) e pela Princeton Universidade. Em 2008, foi diretor e docente de língua do programa residencial na Itália, da Universidade de Michigan, Winsconsin e Duke a Sesto Fiorentino.

Fez parte, como relator, em numerosas conferências e seminários, na Itália e no exterior; tem colaborado com a Lang Edições da Paravia Mondadori e publicou diversos artigos sobre escritura criativa, o uso das tecnologias na pesquisa e aprendizado da língua estrangeira. É docente contratado pelo Master em Didática de italiano L2/LS da Universidade dos Estudos de Macerata e é membro do conselho diretivo da ILSU, a escola oficial de língua para estrangeiros do Ateneu maceratense. Desde 2009, é diretor e formador para docentes junto à escola Edulingua, na cidade de Castelraimondo, Marche.