Facebook

Arquiteto italiano ministra curso de restauro em Porto Alegre

 O Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB RS firmou, em maio passado, convênio com a Escola de Alta Formação em Conservação e Restauro - CO.RE, com sede na cidade de Pedace (Cosenza), na Calábria, Itália. O objetivo da parceria é promover o intercâmbio de profissionais e de alunos dos dois países, fomentando a troca de experiências e a qualificação diferenciada desses profissionais para atuarem na área do Restauro.

Inaugurando as atividades deste Convênio, a entidade traz ao Brasil o arquiteto italiano Armando Rossi, presidente do C.O.R.E para ministrar o curso Simbologia Análise e Monumentos para a sua Restauração e Preservação nos dias 08, 09, 10, 11 e 12 de setembro de 2014.

O Curso, com carga horária de 30 horas/aula será ministrado pelo italiano com tradução simultânea da Arq. Enilda Miceli. As aulas serão ministradas de segunda a sexta feira das 9hs às 17hs.

O objetivo do curso é proporcionar aos alunos uma base ampla, e conhecimentos gerais sobre a simbologia e do uso da numerologia e Cabala na arquitetura, bem como no patrimônio cultural. Propor estudos e análises para a compreensão simbólica dos monumentos e apresentação de casos analisados, estudados e restaurados. Aprofundaremos o conceito de Conservação e Restauro nas suas diferentes origens culturais, seja como intervenção cognitiva ou projetual e estrutural.

Os participantes do Curso serão incluídos como sócios da ASSOCIAÇÃO CO.RE – Escola de Alta formação em Conservação e Restauração pelo período de 1 ano. Isso permitirá a participação em todos os cursos promovidos pela associação em diversos países e na escola na Itália com possibilidade de concorrer a bolsas de estudo.

Os associados do IAB-RS têm desconto diferenciado na inscrição do Curso, Caso não seja associado entre em contato e saiba como se associar e obter os descontos.

Público alvo

Arquitetos, Engenheiros, Turismólogos, Geólogos,Arqueólogos, Historiadores, Restauradores de Obras de Arte, professores, funcionários públicos da área de Patrimônio Histórico; e demais profissionais interessados em participar de equipes multidisciplinares de Projetos de restauro.

Arq. Armando Rossi

Italiano nascido em Cosenza(Calábria) é Arquiteto pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Mediterrâneo de Reggio Calabria e Especialista em Restauração e Conservação de Património Arquitectónico e Ambiental. Atualmente, presidente e diretor científico da Escola de Formação Avançada em Conservação e Restauro – Itália (www.corecultura.org). Colaborador em diferentes instituições de ensino de pós-graduação na área da restauração. Professor da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Artes da Universidade Nacional de Assunção – Paraguai e Coordenador do Mestrado em Restauro do Patrimônio Arquitetônico e Monumentos.