UIL

Cidadania italiana concedida a brasileiros é alvo de investigação 

Milhares de documentos foram apreendidos. 

A operação apura a concessão de falsas autorizações de residência e matrimônios de ocasião.

A promotoria de Santa Maria Capua Vetere (Campania), no sul da Itália, deu início às investigações relativas ao reconhecimento da cidadania italiana, com base em documentos fraudados. Até agora, sete funcionários públicos estão sendo investigados. Uma grande soma de dinheiro também foi apreendida. 

A operação refere-se à concessão de falsas autorizações de residência (permessi di soggiorno) a brasileiros para contornar as regras e acelerar o tempo necessário para a obtenção da cidadania italiana. Segundo noticiado pela imprensa italiana, o caso também envolveria casamentos de conveniência, realizados apenas para conseguir o documento. 

O caso ocorre no Comune di Mondragone, município de 29 mil habitantes, cujo cartório de registros civis (ufficio anagrafe) foi alvo de uma blitz de policiais da delegacia da Província de Caserta, na manhã da última quarta-feira (17). Na operação, realizada nas primeiras horas da manhã, dezenas de agentes recolheram milhares de documentos para analisá-los e comprovar os supostos crimes.  (Com informações de  Ottopagine.it - Leia aqui a matéria em italiano)