UIL

Siracusa, comune deve revogar cidadania de ítalo-brasileiros

O comune de Floridia, na província de Siracusa, deu início ao procedimento de revogação da cidadania italiana contra um grupo de cidadãos ítalo-brasileiros que tiveram contato a assessoria de Cleber Zanatta, que foi condenado, em primeira instância, a seis anos e oito meses de prisão, por corrupção e tráfico de cidadania (corruzione e traffico di cittadinanza).

A disposição do município de Floridia decorre dos apontamentos da Delegacia de Polícia da capital e da Delegacia de Augusta, segundo os quais o órgão público deve “a avaliar a revogação da cidadania italiana adquirida por cidadãos brasileiros, no período de 1º de novembro de 2015 a 18 de maio de 2017, uma vez que a documentação não é considerada confiável, invalidando a autenticidade das práticas relativas às concessões". Em suma, a Polícia de Siracusa considera que os documentos dos brasileiros que recorreram aos serviços da agência Zanatta são falsos.

O escritório do estado civil do município de Floridia encaminhou a comunicação, entre outros, ao Consulado Geral da Itália na Alemanha, ao Ministério do Interior e à Prefeitura de Siracusa. As instituições têm até 13 de dezembro para apresentar observações ou documentação que permita a apreciação dos elementos e informações, a fim de evitar o processo de anulação da nacionalidade italiana do grupo de brasileiros.

A carta do município de Floridia também chegou ao advogado Francesco Liguori que, junto com as advogadas Grazia Ventura e Valentina Savastano, acompanham o caso.

“A delegacia de Siracusa - afirma o advogado Liguori - acredita que apenas o contato com Zanatta, que aguarda julgamento de apelação (fixado no Tribunal de Apelações de Catânia, em 26 de novembro), seja sintomático de que todos os ítalo-brasileiros apresentaram documentos falsos. Esta afirmação não tem relação com os autos do caso porque estas pessoas recorreram à Zanatta apenas para fins informativos, tendo todos os requisitos para a concessão da cidadania italiana. Continuaremos protegendo nossos clientes em todas as localidades ”. (Com informações de Notizie Audaci)