UIL

Por que a polenta faz bem: propriedades e receitas

A polenta no Vêneto é muito mais que um simples prato: é um símbolo da tradição culinária da região. Em Treviso, não é apenas um alimento, mas parte da identidade cultural e histórica. É um prato que se coloca muito à mesa nos meses frios, em ocasiões familiares e comunitárias, desde as celebrações tradicionais aos almoços diários. Este alimento básico, elaborado com farinha de milho, tem raízes profundas e apresenta diversas variações e combinações, refletindo a versatilidade e a criatividade da culinária local.

História e Tradição

A polenta começou a se espalhar na região do Vêneto a partir do século XVI, após a introdução do milho vindo das Américas. Inicialmente era o alimento dos pobres, mas com o tempo tornou-se um elemento fundamental da alimentação regional. Tradicionalmente, dois tipos principais de polenta são encontrados no Vêneto: a polenta branca, feita com milho branco, e a polenta amarela mais comum.

Consistência: A polenta pode ser servida macia ou deixada esfriar e depois grelhada ou frita.

Na cozinha

A polenta é extremamente versátil na cozinha, você pode usar amarela ou branca, ou misturar com trigo sarraceno. Pode ser servida macia ou deixada esfriar e depois grelhada, frita ou assada. Acompanha: linguiça, refogado de carne, bacalhau, molho de tomate, feijão, cogumelos. Na zona de Treviso e na zona veneziana, a farinha branca é preferida porque acompanha bem pratos à base de peixe  ou fígado, realçado pelo sabor mais leve do milho "biancoperla".

Receitas

Para fazer uma boa polenta - Ingredientes: Farinha de milho grossa ou integral, água, sal. Preparação: Leve à fervura a água com sal, despeje aos poucos a farinha de milho, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe, mexendo sempre, até que a polenta se solte das laterais da panela. Por fim, para deixar mais gostoso, acrescente um pouco de manteiga e queijo.

Polenta assada gratinada Foto: Delizie & Confidenze

Ideias para torná-la mais deliciosa

Com Molho de Carne - Um clássico molho de carne ou molho de linguiça são perfeitos para acompanhar polenta mole. 

Com Cogumelos e Gorgonzola - Numa frigideira, refogue os cogumelos com alho e salsa. Adicione o gorgonzola picado à polenta quente e sirva com os cogumelos por cima.

Polenta e Creme de Bacalhau - Prepare um creme de bacalhau (bacalhau processado com azeite até ficar cremoso) e sirva sobre a polenta.

Polenta ao molho de Goulash Foto: L'Ecco di Bergamo

Polenta com Goulash (ensopado de carne) - Sirva a polenta com goulash picante, prato de carne estufada com páprica e cebola.

Polenta com ragu de lentilha vegano Foto: Veganok.com

Polenta com Ragu de Lentilha – Para opção vegetariana, prepare um ragu de lentilha com tomate e ervas.

Polenta Assada com Molho e Queijo - Cubra a polenta com o molho de tomate e uma generosa pitada de queijo e gratine no forno.

Bolinhos de polenta - 150 g de sobras de polenta, 50 g de farinha, 25 g de açúcar, 2 colheres de sopa de óleo, raspas de um limão, açúcar de confeiteiro a gosto, canela em pó a gosto. Procedimento: Adicione as raspas de limão raladas, a farinha branca e o açúcar à polenta restante. Amasse até obter uma consistência macia. Espalhe a massa sobre uma superfície, corte em formato de disco e frite em uma frigideira com óleo bem quente. Sirva as panquecas polvilhadas com canela em pó, açúcar de confeiteiro e um toque de limão.

Fonte: Treviso Today