UIL

Strudel de maçã

O strudel de maçã é uma sobremesa tradicional clássica do Tirol do Sul, feita com uma massa fina e recheio de maçã, passas, castanhas, aromatizado com canela.

A origem do strudel provavelmente está na Arábia, de onde foi trazida para a Turquia, Egito, Palestina e Síria. A receita chegou à Europa após a conquista de Constantinopla, em 1453.

A sua difusão na Europa é resultado de inúmeras trocas comerciais e contaminações culinárias e o seu ancestral parece ser a deliciosa baklava turca.

Ingredientes

Para a massa enrolada:

150 g de farinha 
80 ml de água morna
40g de manteiga
2g de sal
20g de açúcar

Para o recheio:

700 g de maçãs 
80g de açúcar
30 g de pão de ló ou pão ralado
50 g de passas
30 g de castanhas
1 limão
canela em pó
cravo em pó

Decoração:

manteiga derretida
açúcar confeiteiro

Modo de preparar

1. Para fazer o strudel de maçã comece por preparar a massa enrolada. Numa tigela, misture a farinha com a água morna, a manteiga, o açúcar e o sal. Você pode realizar esta operação manualmente ou com a batedeira planetária, batendo o batedor até combinar e finalizando a operação com o gancho. Deverá obter uma massa muito lisa e elástica. Forme uma bola e deixe descansar em temperatura ambiente por 30 minutos em uma tigela tampada. 

2. Prepare o recheio: descasque as maçãs, corte-as em cubos e transfira para uma tigela. Polvilhe-os com açúcar, canela a gosto e raspas de limão. Misture bem e tempere.

3. Esfarele o  pão de ló  finamente. Numa frigideira antiaderente, derreta a manteiga e o açúcar.

4. Quando a manteiga começar a chiar junte o pão de ló esfarelado ou o pão ralado e deixe dourar. Assim que estiver pronto, transfira para uma tigela e deixe esfriar.

5. Na mesma tigela em que deixou as maçãs dar sabor, junte as castanhas e as passas, primeiro amolecidas e depois espremidas. Pode-se adicionar o cravo, ralando bem a parte redonda da semente e não o caule. Misture bem todos os ingredientes. 

6. Abra a massa até 1 centímetro sem usar mais farinha e coloque-a sobre um pano de prato. Continue esticando com as mãos desta forma: afine com a ponta dos dedos, puxando para fora e tomando cuidado para não quebrar. Terá que obter uma folha de massa muito fina (deve ver o pano subjacente de forma transparente, por isso recomendamos escolher uma colorida). 

7. Neste ponto, posicione o recheio, compactando-o levemente com as mãos para dar-lhe o formato regular de salsicha. Com o pano de prato, forre completamente o recheio com a borda superior da massa, certificando-se de que adere bem à superfície. O passo é delicado, pois a massa fina não deve rasgar. 

8. Continue enrolando toda a massa sobre o recheio, sempre usando o pano de prato. Dobre as duas pontas laterais e pincele com um pouco de água para selar bem. Forre uma assadeira com uma folha de papel manteiga e, com muita delicadeza, coloque sobre ela o strudel, compactando-o com as mãos para dar-lhe um formato regular. Faça pequenas incisões com uma faca pequena na superfície do strudel e pincele com manteiga derretida. 

9. Leve ao forno quente a 180° por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

10. Sirva o strudel de maçã fatiado, ainda quentinho, acompanhando com sorvete de creme ou chantilly.

Fonte: Cucchiaio d'argento
Veja aqui a receita em italiano

Foto: Strudel di mele
Loacker Café
Piazza Walther, 11, 39100 Bolzano BZ, Itália