Governador de MG ressalta a identidade entre mineiros e italianos
Antonio Anastasia participou da Festa Tradicional Italiana na região da Savassi, em Belo Horizonte.
A região da Savassi, em Belo Horizonte, ficou lotada para mais uma Festa Tradicional Italiana neste domingo (02). O evento – que comemora o Dia da República da Itália reuniu italianos, ítalo-descendentes e brasileiros em confraternização – contou com apresentações de música e dança e barracas com comidas típicas italianas.
O governador Antonio Anastasia, que é descendente de italianos, retornou no último sábado da Europa, onde realizou diversos encontros em busca de mais investimentos para Minas e participou da festa. Ao participar da tradicional festa na Savassi, ele destacou a importância da boa relação entre Minas e a Itália e lembrou a presença de italianos na história e na formação da identidade cultural mineira.
“Esta festa é muito importante porque comemora uma identidade cultural muito forte entre a Itália, Minas Gerais e Belo Horizonte, que foi uma cidade construída por muitos italianos. A presença da Itália é muito forte em Minas, com a Fiat e outras centenas de empresas. Fico muito feliz de saber que essa é a maior festa italiana de rua do Brasil e uma das maiores do mundo. A colônia italiana é muito festiva, muito expansiva, com uma culinária extraordinária e é sempre motivo de muita comemoração essa identidade em uma festa que já se tornou uma tradição”, afirmou o governador.
A Festa Italiana é realizada desde 2007 pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira do Estado de Minas Gerais (Acibra-MG), em parceria com diversas instituições, e conta com o apoio do Governo de Minas. As comemorações deste ano lembraram os 200 anos de nascimento de Giuseppe Verdi, um dos maiores compositores italalianos.
Historicamente, Minas Gerais e Itália mantém fortes relações econômicas e culturais. Estima-se que cerca de 2 milhões de descendentes italianos vivem em Minas Gerais. Segundo o Anuário Estatístico 2013 da Embratur, 5,7 mil turistas italianos desembarcaram em Minas em 2012, o que fez da Itália o terceiro país que mais enviou turistas para o Estado, atrás apenas de Estados Unidos e Portugal.
Esta boa relação tem gerado bons frutos ao longo do tempo e tem aumentado nos últimos anos. Apenas entre 2003 e 2012, o comércio entre Minas Gerais e a Itália cresceu 173,3%. Nos primeiros quatro meses de 2013, a corrente de comércio cresceu 14,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando US$ 696,24 milhões.
Em 2012, a Itália foi o 8º parceiro comercial de Minas Gerais nas exportações e 4º nas importações. Em relação ao ranking de Estados brasileiros, Minas Gerais é o 2º que mais exporta para a Itália e o 2º que mais importa.
Notícias Relacionadas
-
Cesare Battisti é vítima de vingança
23 Oct 2020 -
Battisti será transferido para presídio na Calábria
11 Sep 2020 -
Mais uma transexual brasileira é assassinada na Itália
25 Jul 2020 -
Transexual brasileiro desaparecido na Itália
29 Jan 2020 -
Brasileiro morre na Itália, após incendiar o próprio corpo
15 Jan 2020