Comunidade italiana do RS realiza encontro em Porto Alegre
O Comitê dos Italianos no Exterior (COMITES-RS) realizou a primeira edição do Encontro da Comunidade Italiana do RS, na Assembleia Legislativa do Estado, em Porto Alegre. O evento reuniu, na última segunda-feira (16/09), representantes de associações e entidades ligadas à cultura italiana – cerca de 80 cadastradas junto à entidade – e demais envolvidos nas comemorações dos 150 anos da imigração no RS, que serão celebrados em 2025.
Os festejos do próximo ano foram o destaque da programação. A comissão estadual organizadora foi oficialmente apresentada no encontro. Criada durante o lançamento da Frente Parlamentar Brasil-Itália, no mês de abril, terá a responsabilidade de liderar as ações que farão parte do calendário comemorativo – além de reforçar os laços existentes entre o estado e a Itália. “Esse encontro recompensou todo o esforço promovido por nós, enquanto órgão que representa os interesses da comunidade italiana no RS, de conseguir reunir nossos cidadãos neste dia especial. A apresentação da comissão sela esse compromisso de seguir fortalecendo os laços que nos unem à nossa pátria mãe e buscar avanços a partir da valorização de nossa história”, destacou a presidente do Comites-RS, Cristina Mioranza.
O presidente da comissão, o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do RS, Fabrício Guazzelli Peruchin, foi o responsável por apresentar e introduzir ao público os membros integrantes – que se reunirão a cada quinze dias para alinhamento de tarefas. O grupo conta com representantes do Governo do RS (Gabinete do Governador e do Vice-governador; da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Turismo; Secretaria de Comunicação; Secretaria da Segurança Pública; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria da Cultura; Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão; Secretaria de Educação; e Procuradoria-Geral do Estado), da Assembleia Legislativa, de entidades representativas empresariais (FIERGS, Fecomercio, Federasul e Famurs), de universidades gaúchas (UFSM, UCS, UFRGS e PUC-RS), do Governo Federal (Ministérios da Cultura, do Turismo e das Relações Exteriores), da Prefeitura de Porto Alegre, da Arquidiocese de Porto Alegre, do MTG, da Associação Italiana do RS, do Instituto Anita Garibaldi, Associação Aliadas, Associação dos Moinhos do Vale do Taquari, do CGIE, do Comites-RS e do Consulado Geral da Itália em POA. A comissão ainda está aberta a novas participações.
“É uma honra presidir uma comissão tão importante para a história sesquicentenária da imigração italiana, num estado que tem fortes raízes que nos conectam à Itália. Quis o destino que eu ocupasse essa posição para fazer parte desse momento histórico. É um dever de todos nós, enquanto cidadãos ítalo-gaúchos, de preservar e fortalecer esses laços”, reforçou Peruchin.
Anfitrião da sede do encontro, o deputado estadual Guilherme Pasin aproveitou o seu espaço de fala para endossar essa premissa da valorização – muito pelo fato de ser o representante da Assembleia Legislativa na comissão e estar liderando a frente parlamentar instituída pela casa. “Precisávamos de uma representação ítalo-gaúcha aqui na Assembleia. Nosso objetivo é fazer um grande marco na história do Rio Grande do Sul com os 150 anos da imigração italiana em nosso estado”, enfatizou Pasin, que também apresentou, na ocasião, o Projeto de Lei que confere às comemorações dos 150 anos da imigração italiana a outorga de relevante interesse cultural para o estado.
A palestra de abertura abordou o que é o COMITES e o CGIE, tendo como porta-vozes a presidente Cristina Mioranza, a vice-presidente Rosária Anele e a conselheira do CGIE Stephania Puton. As diretrizes e o mapa de eventos referentes aos festejos dos 150 anos da imigração italiana foram os temas de Isadora Aquini, que falou junto ao professor da PUC-RS, Antonio de Ruggieiro. O dia também contou com as falas das conselheiras Stephania Puton e Neiva Cantarelli sobre os direitos e deveres do cidadão italiano – como o AIRE, passaporte, registro civil, registro de filhos, óbitos, estado civil e endereço. O evento encerrou com a apresentação do Coral I Amici de la Massolin.
O painel de encerramento conduzido pelo Cônsul Geral da Itália em POA, Valerio Caruso, destacou o marco histórico e os avanços conquistados pelo Consulado nos últimos anos. “Compartilho com toda a equipe do Consulado Geral os méritos das conquistas que estamos colecionando para os nossos concidadãos. É uma alegria estar aqui prestigiando um momento tão significativo e especial, que certamente mostra o por quê o Rio Grande do Sul é o estado mais italiano do mundo”, disse o Cônsul.
A programação do dia teve, ainda, entrega de homenagem a Sérgio D’Agostin, como patrono da sede da entidade, como forma de agradecimento ao por seu incentivo ao fortalecimento da italianidade no RS, e reconhecimento por sua contribuição para instalação da entidade no Carlos Gomes Center, em Porto Alegre.
É possível assistir à integra do encontro no canal do Comites-RS no Youtube.
Notícias Relacionadas
-
Comunidade italiana do RS realiza encontro em Porto Alegre
18 Sep 2024 -
150 anos da imigração italiana é tema de festa em Colatina (ES)
18 Jun 2024 -
Homens nas sombras: Agentes da Emigração italiana para o Brasil
11 Apr 2024 -
Imigração italiana no Brasil e em SP: Formação gratuita a professores
05 Apr 2024 -
Italianos do Brasil: Exposição tem entrada franca em São Paulo
12 Mar 2024