UIL

Cruzeiro Raízes Italianas, de Gênova rumo a Santos

Organizada pelo MEI (Museu Nacional da Emigração Italiana), o Cruzeiro Raízes Italianas partirá de Gênova, no dia 30 de novembro, a bordo do Costa Diadema, com destino à cidade de Santos (SP), aonde chegará no dia 21 de dezembro, tendo a bordo diversas atividades culturais.

O assunto foi tema da mesa redonda “150 anos da emigração italiana no Brasil”, realizado no último sábado (16/11), no Auditório do Galata Museo del Mare, em Gênova, na Itália. O evento foi realizado em colaboração com a Fundação Casamerica, e contou com a participação do Museu da Imigração e do Café de São Paulo e Santos, da Associação de Amizade Italia-Brasil, da UIM Brasil, da Sociedade Italiana di Santos e da Società Dante Alighieri.

O Cruzeiro Raízes Italianas é uma entre outras iniciativas que vêm sendo promovidas em comemoração aos 150 anos da emigração italiana no Brasil. O projeto foi iniciado pelo MEI no início do ano, com a “Viagem de Thaisa”, um passeio pela memória conduzido pela jovem brasileira de ascendência italiana Thaisa Bestetti, na trilha de seu avô Arlindo, militar da FEB (Forza Expedicionária Brasileira ) para a libertação da Itália. 
O cruzeiro une Gênova e Santos, duas cidades que simbolizam o maior movimento migratório em direção ao Brasil, e inclui uma rica programação de 150 atividades culturais, entre gastronomia, espetáculo de música, dança, e esporte, em colaboração com diversas entidades, incluindo o Instituto Cultural Italiano de São Paulo.

As exposições programadas a bordo do Cruzeiros das Raízes

Durante a conferência foram apresentadas, pelos participantes, as exposições que irão acompanhar os viajantes a bordo. 

Fabio Porta, presidente da Associação de Amizade Italia-Brasil falou sobre a exposição fotográfica "Participação italiana na história do movimento operário e sindical brasileiro", realizada em parceria com a UIM Brasil, que trata sobre a influência dos italianos no nascimento da primeira organização de ajuda mútua e no mundo do trabalho brasileiro.

Também integra a programação, "Giuseppe Garibaldi e Anita Ribeiro da Silva: entre o Brasil e a Itália", com curadoria da Fundação Casa América ETS e da Associação Nacional dos Veteranos e Sobreviventes Garibaldini. Além disso, estará aberta a mostra “Uma varanda sobre o Brasil”, com uma seleção de fotografias e dados sobre a imigração italiana, com curadoria da Hospedaria dos Imigrantes, do Museu da Imigração de São Paulo e do MEI. 

Outra exposição que fará parte do Cruzeiro será “Nonni do Brasil”, com curadoria do jornalista Oliviero Pluviano, que reúne histórias de italianos que emigraram para o Brasil e sua contribuição para a construção do país. 

A Sociedade Dante Alighieri, por sua vez, levará a exposição histórico-documental “As bibliotecas de bordo”, que narra a iniciativa que, em 1901, colocou livros à disposição dos emigrantes para a viagem.