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IA revela detalhes sobre pintura de Raffaello

A autenticidade da pintura Madonna della Rosa (Nossa Senhora da Rosa) do pintor italiano Raffaello Sanzio, um dos mais importantes da arte renascentista, há muito tempo é debatida por especialistas. Enquanto alguns asseguram que a obra-prima, exposta no Museu do Prado, em Madrid, é integralmente de Raffaello, outros críticos apontam inconsistências na pintura.

A pintura foi objeto de análise, em estudo realizado sobre o estilo artístico de Raffaello, conforme artigo publicado na revista Heritage Science, e evidencia o potencial da Inteligência Artifical para revolucionar análise visual tradicional para problemas de autenticação de arte.

A Madonna della Rosa retrata Maria, José e o menino Jesus, junto com uma versão infantil de João Batista. Até o século XIX, a pintura era atribuída a Raffaello Sanzio, porém dúvidas foram levantadas sobre a figura de José “parecendo uma reflexão tardia” e se Raffaello havia pintado a parte inferior.

De acordo com o artigo publicado em Heritage Science, a análise da pintura usando um algoritmo de IA, treinado em 49 obras de Raffaello, com uma precisão de 98 por cento, levantou questões sobre se o pintor italiano realmente pintou o rosto de José, sugerindo que seu associado, Giulio Romano, poderia ter sido o responsável por esta parte da pintura. 

Seundo o professor emérito de espectroscopia molecular da Universidade de Bradford, Howell Edwards, coautor do artigo, a análise do programa de IA demonstrou conclusivamente que, enquanto as três figuras, de Maria, Jesus e São João Batista, são inequivocamente de Raffaello, a de São José não é, e teria sido pintada por outra pessoa.

A “Nossa Senhora da Rosa”, óleo sobre tela pintada entre 1518 e 1520, representa a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços, o jovem São João Baptista à esquerda e São José ao fundo. Durante anos, especialistas em arte atribuíram a obra a Raffaello, com a provável contribuição de seus discípulos Giulio Romano e Giovan Francesco Penni.

Uma das teorias mais aceitas postulava que a parte inferior da pintura, a da rosa, foi acrescentada posteriormente por um dos assistentes do pintor, mas novas pesquisas baseadas em Inteligência Artificial confirmam que essa parte da tela é provavelmente obra de Raffaello.