UIL

Itália e Brasil no setor espacial


Por ocasião do Dia Nacional do Espaço, comemorado em 15 de dezembro, a Embaixada da Itália em Brasília está organizando um evento científico sobre a colaboração espacial entre a Itália e o Brasil intitulado: 'Desenvolvimento da parceria entre a Itália e o Brasil no setor espacial: análise de imagens de satélite, teoria e prática'.

Pesquisadores italianos e brasileiros discutirão as últimas tecnologias em análise de imagem de satélite para promover o intercâmbio entre os dois países neste setor crucial da exploração espacial. O evento será realizado no dia 15 de dezembro de 2022 às 10h00, em modo virtual, nos dois idiomas (italiano, português), com tradução simultânea (link do evento aqui). 

O Dia Nacional do Espaço comemora o lançamento do primeiro satélite italiano (San Marco 1) em 1964, um evento graças ao qual a Itália esteve entre os primeiros países do mundo a ir além da atmosfera da Terra.Para consultar a programação completa, clique aqui

15 de dezembro de 1964, um dia histórico

15 de dezembro de 1964. A base da NASA na Ilha Wallops, na costa leste dos Estados Unidos, é um alvoroço de engenheiros italianos. Eles são liderados por Luigi Broglio, um professor conhecido por ter revolucionado, 30 anos antes, os métodos de cálculo estrutural . Broglio e sua equipe não a visita. Eles são os responsáveis pelo vetor Scout que em breve lançará no cosmos a San Marco 1, uma esfera de 66 centímetros com um instrumento interno para detectar a densidade atmosférica.

A partir desse momento, a Itália foi a primeira nação a fazê-lo de forma autônoma, depois da União Soviética e dos Estados Unidos. 58 anos desde então, os ativos além da atmosfera movimentam US$ 383,5 bilhões globalmente. Segundo o Morgan Stanley é um valor que vai triplicar em 20 anos. Na Itália, as cerca de 250 empresas do setor empregam 6.300 pessoas (+3% dos colaboradores desde 2014) e em 2017 faturaram 1,9 mil milhões de euros.