UIL

Udine, Bolonha e Trento: onde se vive melhor na Itália em 2023

Udine é onde melhor se vive na Itália. A 34ª edição da pesquisa sobre qualidade de vida do jornal italiano Sole 24 Ore, publicada nesta segunda-feira (04/12), certifica a liderança de Udine, seguida no pódio por Bolonha e Trento.

É a primeira vez que a província de Udine conquista a "Qualidade de Vida", alcançando o primeiro lugar entre os territórios mais habitáveis: entra assim na história do ranking que mede o bem-estar da população italiana, depois de ter ficado no topo dez apenas três vezes, desde 1990 (primeira edição) até hoje, precisamente em 2016, 2020 e 2021.

Em segundo e terceiro lugares, respetivamente, ficaram Bolonha, vencedora da edição de 2022, na liderança na categoria ‘Demografia, saúde e sociedade’, impulsionada pelos elevados níveis de educação, e Trento, já vencedora do prêmio "Esportividade e Ecossistema Urbano 2023".

A nova entrada no top ten

Bérgamo, capital da cultura deste ano juntamente com Brescia, sobe ao 5º lugar no ranking dos territórios mais habitáveis da Itália - em 1990 ficava em oitavo lugar - e ocupa o primeiro lugar no ranking temático de 'Ambiente e serviços'. Modena, sétima posição, também regressa a um top ten que só tinha alcançado duas vezes: em 1999 e 2022.

No entanto, a colocação na parte superior do ranking da província de Aosta é mais sólida, no quarto lugar. Milão também se confirma entre os dez primeiros, estável em relação ao ano passado e permanece em primeiro lugar na categoria ‘Negócios e Trabalho’, e Florença que, depois de ocupar o pódio em 2022, é a sexta este ano.

Monza e Brianza também estão entre os dez primeiros, ganhando 14 posições e assumindo a liderança na categoria ‘Riqueza e Consumo’ graças aos bons resultados no gasto médio das famílias na compra de bens duráveis e aos dados imobiliários. Se o Verona fecha o top 10, tendo-o dominado tanto em 2020 como em 2021, são particularmente notáveis as ausências de Trieste e Bolzano, caindo para a 12.ª e 13.ª posições respectivamente.

As últimas colocadas

Esta edição também mostra uma concentração do Sul, na segunda metade do ranking, com única exceção de Cagliari que aparece na 23ª colocação. Mas não faltam novidades. Inicialmente, o regresso de Foggia, 107º, a vestir a  maglia nera depois de doze anos (esteve neste posto em 2011 e 2002). Nove províncias do Centro ou Norte caíram para as últimas 40 posições, três a mais que no ano passado: além de Latina (87ª), Frosinone (80ª), Imperia (81ª), Alexandria (70ª) e Rovigo (68ª), aparecem Grosseto (74º), Viterbo (75º), Rieti (73º) e Massa Carrara (72º). Agrigento, Sul da Sardenha, Palermo, Brindisi, Trapani perdem terreno; Vibo Valentia, Enna, Catanzaro, Salerno, Potenza e Isernia conquistam várias etapas. Entre as últimas cinco colocadas, Siracusa (104º, perde 14 posições) e Nápoles (105º, perde 7 posições).

As outras grandes áreas metropolitanas permanecem essencialmente imóveis, quase incapazes de reiniciar após a pressão gerada pelas emergências e choques econômicos dos últimos anos. Enquanto Bolonha, Milão e Florença tentam não perder de vista os dez primeiros e os seus recordes, Roma ocupa o 35º lugar (-4 degraus), precedida por Veneza (-12) e seguida por Turim (36º) e Gênova (47º, abaixo da 20º posição).

Fonte: Agenzia DIRE www.dire.it