Polícia do PR investiga fraude em processos de cidadania italiana
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou uma operação, na manhã da última terça-feira (25), para apurar a falsificação de certidões de solicitantes para tirar a cidadania italiana. A ação aconteceu em Curitiba e foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão. Nas operações teriam sido apreendidos cerca de 400 certificados com assinatura falsificada de um tradutor juramentado de Curitiba.
De acordo com as apurações, os suspeitos utilizavam cartórios de Santa Catarina durante o processo de falsificação. Segundo as primeiras informações, o faturamento seria entre R$ 5 mil e R$ 50 mil. O caso será investigado pela delegacia de estelionatos da Polícia Civil do PR.
Durante as diligências, os policiais civis apreenderam celulares e documentos que irão auxiliar no andamento das investigações, que seguem para identificar os envolvidos e estabelecer a dinâmica do fato.
Fila de espera
No Consulado da Itália em Curitiba, em 2021, 60 mil pessoas aguardavam pela convocação para a apresentação dos documentos para o reconhecimento da cidadania italiana. Os cadastros mais recentes, na melhor das hipóteses, podem levar até 10 anos para serem finalizados.
Notícias Relacionadas
-
Prefeito volta a atacar a cidadania italiana a ítalo-descendentes
09 Jan 2025 -
Cidadania por direito de sangue: novas tarifas entram em vigor
08 Jan 2025 -
Cidadania italiana por direito de sangue ficará mais cara
19 Dec 2024 -
Investigação sobre cidadania a brasileiros é concluída
13 Dec 2024 -
Dinheiro em troca da autorização de residência
09 Dec 2024