UIL

Congresso brasileiro recebe o primeiro-ministro italiano

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebe, às 15h30 desta terça-feira (27), o primeiro-ministro italiano Romano Prodi, na primeira visita oficial ao Brasil de um presidente do Conselho de Ministros da República Italiana na presente década. Durante o encontro, Renan e Prodi deverão falar da cooperação econômica e comercial entre os dois países, especialmente na área de energias renováveis, com ênfase no biocombustível. Prodi também visitará a Câmara dos Deputados, onde será recebido pelo presidente Arlindo Chinaglia, às 15h15, no Salão Nobre.

Renan tem dito que o  aquecimento global, a escalada dos preços do petróleo e a corrida por fontes alternativas de energia abrem caminho para o Brasil assumir a liderança mundial na solução da crise energética. Em sua opinião, essa preocupação está na agenda política do mundo e o Brasil pode extrair, com isso, ganhos nos setores geopolítico e econômico, por liderar, ao lado dos Estados Unidos, a produção mundial de etanol.

O biocombustível está também na pauta de conversas do premier italiano com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a integração regional na Europa e na América do Sul; o acordo Mercosul-União Européia; mecanismos inovadores de financiamento do desenvolvimento; a rodada Doha da Organização Mundial do Comércio; o fortalecimento do multilateralismo; e a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU).

A decisão de Prodi de realizar a visita no momento em que enfrenta dificuldades internas que abalaram a própria coalizão do seu governo traduz, para o governo brasileiro, o interesse renovado da Itália pelo Brasil. Seu encontro com o presidente Lula será às 11h desta terça-feira (27), no Palácio do Planalto. Em Brasília, além de ser recebido pelos chefes do Legislativo e do Executivo, ele se encontrará com o ministro da Fazenda, Guido Mantega.