UIL

Somente vacinados poderão assistir missa do Papa na Eslováquia

A exigência de vacinação para assistir à Missa Papal não tem precedentes e desafia o Código de Direito Canônico.

Somente as pessoas  que receberam vacinas contra o coronavírus podem assistir à missa do Papa Francisco durante sua visita planejada à Eslováquia em setembro, de acordo com o ministro da saúde do país. 

O ministro da saúde da Eslováquia, Vladimír Lengvarský,  anunciou  durante uma entrevista coletiva em 20 de julho que uma decisão foi tomada em cooperação com a conferência episcopal eslovaca de exigir “vacinação completa” como “condição para participação nas Santas Missas e outros eventos”. 

A negação da participação no Santo Sacrifício da Missa é uma violação do  Cânon 843  do Código de Direito Canônico , que afirma que “os ministros sagrados não podem negar os sacramentos àqueles que os procuram nos momentos apropriados, estão devidamente dispostos e não são proibidos por lei de recebê-los. ” 

O próprio Francisco  comparou  tomar tais vacinas COVID -19 a um dever moral, afirmando: “Acredito que, eticamente, todos deveriam tomar a vacina”. As vacinas contra o coronavírus atualmente disponíveis usavam material de bebês abortados em vários estágios de desenvolvimento,  como muitas vacinas e medicamentos , levando muitos pró-vida a se oporem conscienciosamente a tomá-los. (Fonte: LifeSiteNews - Leia aqui a matéria completa em italiano)