UIL

Crédito social ao estilo chinês chega à Itália

A novidade está sendo apresentada pela prefeitura de Bologna, com a Smart Citizen Wallet, uma carteira para "cidadãos virtuosos" que visa "premiar" quem, por exemplo, faz a triagem correta lixo ou usa transporte público e não recebe multas. A adesão, inicialmente, é opcional e os interessados em fazer parte poderão aderir ao sistema através de um aplicativo. 

A experiência do Covid aumentou ainda mais a atração de uma certa classe política italiana em relação aos modelos chineses. E assim, após o rastreamento maciço da população, perda de nacos de liberdade, agora vem outra medida que já está em vigor na China há algum tempo. Estamos falando do chamado “crédito social”.

A cidade de Bolonha, na Itália, a partir de setembro, colocará em funcionamenro a “Carteira do Cidadão Inteligente”, que recompensará as pessoas com “pontos digitais” por se envolverem em comportamentos como reciclagem, uso de transporte público e ativamente tentando usar menos energia em suas vidas diárias. Os pontos digitais poderão ser resgatados para fazer compras ou receber descontos em experiências culturais.

Essa é a fórmula pela qual se você fizer exatamente tudo o que o estado prescreve, você terá vantagens econômicas, e se isso não ocorrer, será um problema para você. Por exemplo, na China - que possui esse modelo de controle social, já que é "a cidade mais antiga com tradição comunista" - os cidadãos "desobedientes" foram impedidos de comprar passagens aéreas. 

Abrir mão de "pequenos pedaços" da liberdade individual abriu precedentes. Primeiro a implantação do green card, agora a chegada do “Smart Citizen Wallet” - mas fique tranquilo, é tudo para o seu bem...

Lei mais a este respeito aqui