UIL

Descubra o significado e as curiosidades da bandeira da Itália

A bandeira nacional italiana, também conhecida como "Tricolore", nasceu em 7 de janeiro de 1797, em Reggio Emilia, proposta para distinguir o contingente italiano do exército francês de Napoleão, nas repúblicas Cispadana e Cisalpina. Foi idealizada por Luigi Zamboni e Giovanni Battista De Rolandis. Por essa razão, no dia 7 de janeiro de cada ano é comemorado o Festival Tricolore, oficialmente conhecido como “Dia da Bandeira Nacional”, instituído pela lei nº. 671 de 31 de dezembro de 1996, em homenagem à bandeira nacional italiana.

Existem várias teorias sobre o significado das cores da bandeira italiana:

✔ Verde. É a cor da natureza, das extensões verdes dos prados e por isso traz consigo os valores da igualdade e da solidariedade entre os homens, todos nascidos iguais na terra. Também representa os direitos naturais aos quais temos direito como seres humanos. Esses valores eram muito caros aos revolucionários na era da adoção do tricolor.

✔ Branco. É a cor da luz do Sol e da neve das montanhas e por isso indica pureza e paz, outros valores fundamentais da comunidade.

✔ Vermelho. É a cor do emblema dos sacrifícios dos patriotas que deram a vida para unir o país.

Estas cores testemunham os princípios fundamentais da Carta Constitucional e identificam-se com os valores da liberdade e da democracia, da solidariedade e da igualdade.

A forma e as cores da bandeira italiana foram estabelecidas através do artigo 12 da Constituição: “A bandeira da República é a tricolor italiana: verde, branca e vermelha, com três faixas verticais de dimensões iguais”. A lei entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 1948, enquanto, desde 1997, o Festival Tricolore é celebrado todo dia 7 de janeiro, em Reggio Emilia, na Emilia-Romagna.

Curiosidades sobre a bandeira italiana

Existem inúmeras curiosidades em relação à bandeira italiana:

- Poucos, por exemplo, sabem que foi estabelecido um protocolo que indica como dobrar a bandeira italiana da maneira correta. Primeiro, você precisa dobrar a faixa rosa e depois a verde para cobrir a área branca. Depois, você precisará fechar ainda mais a bandeira, cobrindo o branco e o vermelho com o verde. Esta última deve ser a única cor que você verá, quando terminar de dobrar a bandeira.

- As cores da bandeira italiana foram estabelecidas com precisão em 2004, quando o Governo emitiu documentos oficiais indicando os tons de verde, branco e vermelho, que deveriam ser utilizados no Tricolor. Uma escolha feita após um eurodeputado no Conselho da União Europeia em 2002, destacou a presença de um tom de vermelho tendendo para o laranja na bandeira italiana.

- Símbolo da Itália, o Tricolor não está presente nos uniformes da seleção nacional de futebol (e nos de outras modalidades). Em vez disso, indica-se o azul para indicar os atletas italianos, esta cor é de fato a utilizada no brasão da Sabóia e, embora a Itália já seja uma República há algum tempo, este costume não foi alterado.

- A lei italiana regula expressamente os métodos de exibição da bandeira, protegendo-a contra a difamação. Em particular, é prevista uma pena severa para quem insultar a bandeira ou destruí-la ou deteriorá-la, conforme previsto no artigo 292 do código penal .

- O Tricolor italiano apareceu pela primeira vez em 1794, e foi oficialmente adotado como símbolo da pátria pela República Cispadana em 7 de janeiro de 1797. Originalmente tinha três faixas horizontais, Vermelha, Branca e Verde.