UIL

Dicas para a retirada do carro alugado na Itália

O aluguel de um carro na viagem de férias na Itália significa liberdade de ir e vir onde a imaginação e o conhecimento do viajante permitirem: visitar pequenas vilas na montanha, transitar em cidadezinhas pouco habitadas, percorrer estradas secundárias, passear em faixas litorâneas, enfim, descobrir lugares insólitos, distantes dos movimentados centros urbanos, desfrutar uma experiência verdadeiramente autêntica no país.

O aluguel de um automóvel nas férias traz consigo inúmeras vantagens, por outro lado, requer sempre muita atenção e planejamento, principalmente por se tratar do aluguel de um carro no exterior. Veja a seguir algumas dicas para o momento da retirada do carro no balcão da locadora no exterior.

1. Fique atento com serviços oferecidos na retirada

No momento da retirada, os atendentes podem oferecer serviços opcionais a serem pagos diretamente no balcão da locadora, como upgrade de categoria, um motorista e proteções adicionais, entre outros. Estes itens podem melhorar a sua experiência com a locação, mas não são obrigatórios para a retirada do veículo. A decisão de contratá-los é opcional. 

2. Evite atrasos

Procure chegar à locadora com pelo menos 20 minutos de antecedência; se você está chegando ao destino utilizando uma companhia aérea, informe o número do seu voo para a Locadora, isso ajuda a evitar problemas relacionados a atrasos. Neste sentido, convém agendar a retirada do veículo com uma boa margem de distância do horário de aterrissagem do avião. 

3. Funcionamento dos pedágios

Em boa parte das estradas internacionais, existem pedágios eletrônicos onde não há cabines de cobrança, como a maioria dos veículos no exterior possui dispositivo de passagem livre nos pedágios, verifique a possibilidade de adquirir pacotes de pedágios disponibilizados pelas locadoras diretamente no balcão, pois contemplam tarifas mais baixas.

4. Política de combustível

O serviço de tanque de combustível pode ser contratado ao fazer sua reserva ou diretamente com a locadora, no momento da abertura do contrato. Caso este serviço não seja adquirido, o veículo deverá ser devolvido abastecido para a locadora. Caso contrário, a locadora cobrará a diferença conforme sua própria tabela de valores (normalmente, acima do preço praticado no mercado).

5. A diária nas reservas internacionais

Nos destinos internacionais a diária é cobrada sobre o horário de retirada e devolução do carro, determinados no contrato de locação. Desse modo, mesmo que uma diária não complete 24 horas, será considerado o valor integral da diária para pagamento.

Vale ressaltar que, se uma diária contempla menos de 24 horas segundo o horário de retirada e devolução previsto no contrato, ao não comparecer para fazer a devolução do veículo no horário previamente acordado, mesmo que no prazo de 24 horas, uma diária adicional será gerada na reserva.

6. Verifique sua carteira de motorista

No exterior, será exigido que sua Carteira Nacional de Habilitação seja apresentada sempre acompanhada do passaporte brasileiro. A CNH deve estar dentro do prazo de validade e deve ter sido emitida há mais de dois anos. Também é exigida a Permissão Internacional para Dirigir (PID), junto da sua CNH. 

7. Leve seu cartão de crédito internacional

É indispensável que você apresente um cartão de crédito internacional no momento de abertura do contrato de locação. O cartão deve ser de titularidade do locatário, estar dentro do prazo de validade e deve ter limite de crédito disponível para a caução. Não serão aceitos cartões pré-pagos ou de terceiros. Em algumas situações a locadora poderá solicitar mais de um cartão de crédito.

8. Contrato de locação em português

Algumas locadoras disponibilizam o contrato de locação em português. Não deixe de questionar essa possibilidade ao atendente diretamente no balcão. Existem termos técnicos que, mesmo dominando a língua do país em questão, podem ficar confusos no ato da assinatura do contrato. 

9. Idade mínima para alugar um carro na Itália

A maioria das empresas de aluguel de carros que operam na Itália e no exterior exige que o motorista que deseja alugar um carro tenha pelo menos 21 anos de idade. Muitas agências também cobram uma sobretaxa ou taxa de “condutor jovem” para qualquer pessoa com menos de 25 anos.