UIL

Projeto Destino Italia apoia retorno de descendentes

Iniciativa foi apresentada em reunião do CGIE em Buenos Aires.

Fortalecer o vínculo dos italianos no exterior com a Itália e conectar empresas italianas com a mão de obra qualificada de descendentes de italianos na América do Sul. Essa é a proposta do programa Destino Italia, iniciativa promovida pela ANFE (Associazione Nazionale Famiglie degli Emigrati), entidade sem fins lucrativos sediada em Roma, na Itália.

O projeto foi apresentado na reunião da Comissão Continental da América Latina do Conselho Geral dos Italianos no Exterior (CGIE), em Buenos Aires, na Argentina, de 23 a 25 de outubro, evento patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.

O programa Destino Itália presta apoio às famílias de origem italiana que desejam emigrar, auxiliando com ações concretas voltadas ao desenvolvimento e à inserção no mercado de trabalho italiano, tais como suporte para validação de diploma e busca de emprego na Itália. Por outro lado, cria oportunidade para que empresas italianas tenham acesso a profissionais capacitados. Além disso, visa estimular a relação entre a Itália e seus compatriotas no estrangeiro. 

O projeto Destino Italia é coordenado pelo advogado italiano Giuseppe Pinelli, delegado da ANFE Brasil, Conselheiro da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo e sócio do escritório Pinelli Schifani & Caronia, especialista em direito internacional. 

Valorização do capital humano de origem italiana no mundo

Durante a sessão da CGIE em Buenos Aires, Giuseppe Pinelli ilustrou os objetivos da plataforma e os resultados esperados, destacando a importância estratégica do Destino Italia no fortalecimento do mercado de trabalho italiano e na valorização do capital humano de origem italiana no mundo. 

Destino Italia, ressalta Pinelli, oferece suporte aos italianos no estrangeiro que desejam retornar à Itália, auxiliando-os na superação de desafios no momento da emigração, como a perda de competências profissionais e a desconexão cultural. “Através de uma rede de apoio, formação e oportunidades de emprego, o projeto cria um ambiente favorável, que incentiva os italianos no exterior a regressarem e contribuírem para o desenvolvimento do país”, destaca o advogado. 

- Num momento em que a emigração representa uma realidade cada vez mais complexa, iniciativas como o Destino Italia são essenciais para garantir que os italianos no estrangeiro não percam o vínculo com as suas raízes e que possam sempre encontrar uma oportunidade de regressar ao seu país de origem -, finaliza Pinelli.

O evento marcou o retorno da ANFE à Argentina, despertando interesse da parte dos participantes pelo potencial do programa e pelos desenvolvimentos futuros esperados. A escolha da ANFE para iniciar o projeto com foco na América do Sul é estratégico e direcionado.

A região, com uma significativa comunidade de descendentes de italianos, é considerada um precioso reservatório de mão de obra qualificada, pronta a regressar e a contribuir ativamente para o desenvolvimento econômico da Itália. Além disso, a América do Sul possui uma profunda ligação cultural e histórica com a Itália, o que facilita a integração dos repatriados.

O projeto também foi apresentado em reuniões realizadas na Universidade Nacional de Rosário (UNR) e no Istituto Universitario Italiano de Rosario (IUNIR), encontros dos quais participaram professores e membros da comunidade ítalo-argentina.

⇒ Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp 21 98277-1198.