Descoberto novo rosto de Dante Alighieri
Um afresco que representa o rosto do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), com pele escura e nariz reto, foi encontrado em Florença.
As novas feições do autor de "A Divina Comédia" nada tem a ver com as já conhecidas e descobertas por outro grande poeta, Boccaccio (1313-1375) em "Trattatello in laude di Dante".
O afresco foi achado na parede do Palácio de arte de Juízes e Notários, em Florença, que um restaurador está transformando em restaurante, que será aberto daqui a alguns meses.
A estudiosa Monica Donato, que se ocupa da descoberta, encontrou importantes documentos que confirmam que o rosto representado na parede é do poeta italiano.
A seu lado, aparecem quatro figuras: Boccaccio, Petrarca e Zanobi da Strada. Por isso, o futuro restaurante será um desses raros sítios em que história e cultura se cruzam.
Nesse sítio de Florença, poderá ser visto o verdadeiro rosto de Dante Alighieri, com um livro na mão, talvez "A Divina Comédia".
Para determinar que este e nenhum outro é o verdadeiro rosto de Dante, foi percorrida uma série de documentos e os estudos de Monica Donato, docente da História da Arte Medieval na Universidade de Parma.
Notícias Relacionadas
-
Empresária é condenada por contratar estrangeiro sem residência
14 Nov 2024 -
Casas a 1 Euro à venda no interior da Toscana
29 Oct 2024 -
Descubra o significado e as curiosidades da bandeira da Itália
16 Sep 2024 -
Projeto de lei cria novos crimes e penalidades na Itália
13 Sep 2024 -
Proteção internacional na Itália: Online o novo guia para requerentes
12 Sep 2024