UIL

Presidente da Itália pede unidade ao iniciar segundo mandato

Sergio Mattarella, proclamado 13º Presidente da República, pediu aos italianos que se unam para apoiar a recuperação econômica do país, ao assumir, na quinta-feira (03), o seu segundo mandato.
 
A recondução para Mattarella, 80 anos, que inicialmente estava relutante em disputar um segundo mandato de sete anos, trouxe alívio às tensões dentro da ampla coalizão que governa a Itália, após esforços infrutíferos para encontrar um sucessor. Ele foi formalmente reeleito no sábado (29/01). 

Os partidos da coalizão governista da Itália concordaram em reeleger Mattarella, depois que sete rodadas de votação não produziram um candidato alternativo e revelaram profundas divisões no gabinete. Ele será o segundo chefe de Estado italiano a cumprir o segundo mandato presidencial, depois de Giorgio Napolitano que em 2013, apesar de ter manifestado vontade de se retirar da vida política, também foi reeleito.
 
A presidência italiana é um papel em grande parte cerimonial, embora seu poder de conceder a dissolução do parlamento, escolher novos primeiros-ministros e negar mandatos a coalizões fracas signifique que assume grande poder em tempos de crise política.
 
Quem é Sergio Mattarella
 
Sergio Mattarella nasceu em Palermo, em 23 de julho de 1941. Viúvo, foi casado com Marisa Chiazzese, falecida em 2012, com quem teve três filhos. Graduado em Direito (1964) pela Universidade La Sapienza de Roma, ele é inscrito no registro de advogados do Tribunal de Palermo desde 1967.

Foi eleito deputado pelo partido de centro-esquerda Democracia Cristã (Democrazia Cristiana) em 1983, no distrito ocidental da Sicília, mantendo-se na Câmara dos Deputados até 2008. Sua família também atuou na política nas fileiras dos democratas-cristãos: seu pai Bernardo foi ministro cinco vezes, entre os anos cinquenta e sessenta, enquanto um de seus irmãos, Piersanti Mattarella, assassinado pela Cosa Nostra em 1980, ocupou o cargo de presidente da região da Sicília. 

Sergio Mattarella foi Vice-Presidente do Conselho de Ministros, de outubro de 1998 a dezembro de 1999, quando foi nomeado Ministro da Defesa, cargo que ocupou até às eleições de junho de 2001. Nas eleições políticas de 2008, Mattarella não voltou a concorrer e encerrou a sua atividade política.
 
Em maio de 2009 foi eleito pelo Parlamento como membro do Conselho da Presidência da Justiça Administrativa, do qual foi Vice-Presidente. Em 5 de outubro de 2011 foi eleito Juiz Constitucional pelo Parlamento e ingressou no Tribunal Constitucional com juramento de 11 de outubro de 2011.
 
Em 31 de janeiro de 2015 foi eleito o décimo segundo Presidente da República.

Em 29 de janeiro de 2022 foi reeleito Presidente da República.