UIL

Bento XVI anuncia visita a Emilia-Romagna

Bento XVI vai visitar no próximo dia 26 a região italiana da Emilia-Romanha, no norte do país, atingida recentemente por uma série de terremotos, anunciou, nesta terça-feira (19), o Vaticano. O Papa vai partir em helicóptero, desde o Vaticano, às 09h locais. A chegada ao campo desportivo de San Marino di Carpi, em Módena, está prevista para as 10h15.

Bento XVI vai ser recebido no local pelo chefe do Departamento da Proteção Civil, Franco Gabrielli, seguindo depois até Rovereto di Novi, onde vai passar pela chamada ‘zona vermelha’, junto à igreja de Santa Catarina de Alexandria. Às 10h50 está previsto um discurso do Papa, junto de autoridades civis, bispos, párocos e membros da comunidade católica local. Uma hora depois, Bento XVI inicia a viagem de regresso ao Vaticano, com chegada prevista para as 13h00.

Na região de Emília-Romanha contabilizaram-se 26 mortes após os terremotos de 20 e 29 de maio, segundo o Instituto de Geofísica da Itália, e tem sido abalada por novos sismos nas últimas semanas.

Mais de 15 mil pessoas continuam a dormir fora das suas casas, em acampamentos e outros espaços, como hotéis, ginásios, escolas ou quartéis.

Em 2009, Bento XVI visitou a região dos Abruzos, no centro da Itália, e passou por Onna, epicentro de um sismo que deixou 58 mil desalojados e vitimou mortalmente 295 pessoas. (Agência Eclésia)