Roma, a crise dos restaurantes continua
Primeiro o Covid, agora o aumento das contas e das matérias-primas. Assim como em outras importantes cidades italianas, números definitivamente negativos relacionados ao setor de restaurantes em Roma. Os números nestes dois últimos anos de severas restrições, motivadas pela decretada emergência sanitária, levaram ao fechamento 4.400 estabelecimentos, entre bares e restaurantes, para um total de 24 mil pessoas sem trabalho.
Esse é o quadro descrito pela pesquisa sobre a saúde do setor realizada pela Fipe Confcommercio. Após fechamentos, reabertura intermitente, mesas espaçadas e outras restrições, bares e restaurantes precisam sobreviver, apesar do aumento nos preços da energia e das matérias-primas. E terão que fazê-lo sem aumentar muito o custo do produto final, para não correr o risco de perder clientes regulares.
Os aumentos, já presentes nos preços de tabela, vão de 2,1% da refeição em uma pizzaria até 4,4% do café, em todo caso, menor do que no resto da Itália. Segundo a Fipe Confcommercio, 6 em cada 10 empresas voltarão ao faturamento pré-Covid somente após 2023. O período negro para o setor de alimentação continua e 2021, que deveria ter marcado a volta à normalidade também para bares e restaurantes, produziu o crescimento do volume de negócios apenas para 16% das empresas do Lazio.
Conforme noticiado pela Fipe, o aumento das tabelas de preços foi contido, principalmente para não perder clientes, mas há muitos bares e restaurantes em crise. "A eclosão do conflito de guerra na Ucrânia está de fato tendo e continuará a ter um impacto muito forte em nossas atividades, tanto pelos efeitos na dinâmica dos preços das matérias-primas energéticas quanto no fornecimento de matérias-primas alimentares específicas", explica o presidente da Fipe, Lino Enrico Stoppani, segundo reportagem do Il Tempo. “O que falta é uma verdadeira política setorial que reconheça seu valor para o desenvolvimento do país. Focaremos nossa iniciativa e nosso compromisso nesse objetivo”, conclui.
Notícias Relacionadas
-
Empresária é condenada por contratar estrangeiro sem residência
14 Nov 2024 -
Casas a 1 Euro à venda no interior da Toscana
29 Oct 2024 -
Descubra o significado e as curiosidades da bandeira da Itália
16 Sep 2024 -
Projeto de lei cria novos crimes e penalidades na Itália
13 Sep 2024 -
Proteção internacional na Itália: Online o novo guia para requerentes
12 Sep 2024