UIL

Spongata de Natal

Spongata é um típico bolo de Natal italiano feito com massa frola (quebrada) e frutas secas. Uma receita de origens milenares na Itália, que é preparada em várias regiões, como Emília Romagna, Toscana e Liguria. Não antevê grandes dificuldades, mas exige atenção aos tempos de descanso necessários.

A receita tradicional, cujo ciclo preparatório leva três dias, remonta o ano 1300, mas há quem atribua a origem da spongata à época romana.

Ingredientes

500 g de massa frola
100 g de amêndoas peladas
100 g de avelãs
200 g de nozes
40 g de pignole
200 g de laranja e cidra cristalizadas
75 g de passas
60 g de açúcar granulado
300 g de mel de flores silvestres
50 g de vinho branco seco
100 g de biscoitos secos triturados
3 g de canela em pó
1 g de noz- moscada
açúcar em pó

Spongata é uma sobremesa tradicional de Natal: uma casca de massa com um rico recheio de frutas secas, cascas de frutas cítricas cristalizadas e mel.

Como muitas outras doçarias tradicionais, também a Spongata tem origens bastante antigas e a sua receita estendeu-se a várias zonas da Itália, com pequenas variações. A massa e o recheio precisam do tempo de descanso certo para que o primeiro seja mais fácil de estender e o segundo fique perfeitamente misturado. O ideal é preparar a Spongata alguns dias antes de consumir, por uma questão de praticidade, mas sobretudo porque assim os sabores têm tempo de se fundir e a sobremesa fica mais gostosa.

Modo de preparo

1. Para fazer a spongata, junte os frutos secos numa tigela e junte as passas previamente demolhadas e espremidas. Coloque o açúcar, o vinho e o mel em uma panela e leve ao fogo. Quando o líquido estiver fervendo e o açúcar estiver completamente dissolvido, adicione as cascas de frutas cítricas picadas. Desligue o fogo.

2. Adicione também os biscoitos picados finamente, os temperos e misture muito bem. Deixe a mistura esfriar até a temperatura ambiente e, em seguida, deixe-a descansar na geladeira por pelo menos algumas horas.

3. Enquanto isso prepare a massa frola, conforme a receita básica, e deixe-a descansar na geladeira por cerca de uma hora. Quando estiver pronta para prosseguir, pegue a massa e divida-a em duas metades, uma um pouco maior que a outra. Pegue a primeira e estenda com um rolo até uma espessura de cerca de 3 mm, depois corte um primeiro disco para forrar a forma de bolo, untada com manteiga e enfarinhada. As proporções a seguir são as seguintes: para uma forma de 21 cm de diâmetro e 4 cm de profundidade, deve-se fazer um disco de cerca de 27 cm, para ter bastante massa para selar, depois de colocado o recheio e coberto com o segundo disco.

4. Despeje a mistura de frutas secas e mel no disco da massa e nivele para que fique uniforme. Abra a massa restante na mesma espessura e faça um segundo disco menor para cobrir o recheio. Faça um furo de cerca de 2 cm no centro do disco, que servirá de ventilação e evitará que o bolo inche. Dobre a massa externa para fechar com cuidado e aperte formando pequenas ondas na borda para selar. Asse em forno estático, pré-aquecido a 180° C, por pelo menos 35 minutos ou em qualquer caso até que a superfície do bolo adquira uma bela cor dourada.

5. Retire a Spongata do forno e deixe-a esfriar completamente, antes de retirá-la da forma. Na hora de servir, polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro.

Fonte: Il Cucchiaio d'Argento – Acesse aqui a receita em italiano