UIL

Papa vai se encontrar com jovem que derrubou-o na missa de Natal

O Papa Bento XVI terá um encontro com a jovem ítalo-suíça Suzanna Maiolo, que o derrubou na Basílica de São Pedro,  na noite de Natal, tão logo seja concluído o inquérito que está em andamento na Justiça do Vaticano. Quem deu a entender essa possibilidade foi o próprio secretário-particular do Papa, Georg Gaenswein, que no último dia do ano passado visitou Suzanna no Casteli Romani, onde está detida.

Conforme o padre Frederico Lombardi, diretor de imprensa do Vaticano, o secretário do Papa, durante a visita, expressou o interesse de Bento XVI sobre a sua situação. Também lhe presenteou com um rosário de contas brancas, igual aos que o Papa oferece a quem o visita em audiência. Na ocasião o secretário informou à jovem sobre o perdão do Papa.

Sob o ponto de vista judicial, porém, a questão ainda não está totalmente resolvida. Uma das hipóteses que está sendo aventada é que o promotor aceite a argumentação de incapacidade de Suzanna de compreender o gesto que praticou, que inclusive provocou ferimentos em um cardeal, que estava ao lado do Papa quando a jovem pulou o cordão de segurança e tentou se aproximar de Bento XVI. A essa concordância, seria acrescida a recomendação de que Suzanna voltasse a se internar na clínica onde já esteve para tratamento na Suíça, já que é considerada portadora de distúrbios emocionais.