UIL

Lucio Dalla: As mais belas canções e memórias comentadas

O dia 4 de março marca o octogésimo aniversário do nascimento de Lucio Dalla, "que dedicou a sua vida à música e que tanto recebeu da música" como afirma Vito Mancuso, amigo e admirador da obra do cantor e compositor que reciprocamente apreciava os seus escritos.

O livro Lucio Dalla. Le più belle canzoni commentate, de Paolo Jachia, celebra não só a pessoa e o percurso do grande artista bolonhês, mas relê e comenta as canções que "nos conduzem ao âmago do seu pensamento e do seu canto", revelando a ideologia e os valores religiosos caros a Dalla, sempre presentes nos textos se analisados ​​com cuidado. Jachia, um dos principais estudiosos da composição italiana, oferece uma viagem analógica em vez de cronológica, identificando os principais temas que acompanham o cantor e compositor na vida como no trabalho.

Do jazz à produção autoral, Lucio Dalla “traz personagens para o palco, conta-os, mostra-os, fá-los falar através da sua voz e das suas canções” com aquela ênfase e teatralidade que o distinguem e tornam a sua arte única. E depois há a fé e a procura de Deus nas últimas canções: assim surge um novo ponto de vista para redescobrir a personagem através das suas próprias palavras, porque, como afirma o próprio Dalla, "há mais música nas palavras do que nas notas".

Lucio Dalla. Le più belle canzoni commentate. Todo mundo sabe que Lucio Dalla foi um dos maiores compositores italianos contemporâneos, porém, nem todos sabem que ele foi também, de forma carnavalesca e paradoxal, um grande místico contemporâneo, amigo especular de Battiato, De Gregori e outros, inclusive o teólogo Vito Mancuso que aqui recorda como seu amigo cantava a busca de deus com um "otimismo dramático". Neste livro, para o 80º aniversário de seu nascimento, Paolo Jachia oferece pela primeira vez um comentário orgânico sobre as letras de suas mais belas canções. 

Veja aqui a programação de lançamento do livro na Itália

Informações sobre como adquirir o livro: uffciostampa@interlinea.com