UIL

Porta (PD): Levar a história da emigração para as escolas italianas

Fabio Porta (PD) é autor da proposta de lei que introduz nas escolas italianas o ensino das migrações no quadro das migrações contemporâneas.

“Agradeço ao Presidente da Comissão de Cultura, Federico Mollicone, pelo seu empenho em levar por diante no Parlamento o processo da proposta de lei sobre o ensino da emigração nas escolas – declara o deputado italiano Fabio Porta (PD), eleito na América do Sul - que graças às alterações e adições compartilhadas com o próprio Presidente Mollicone poderá em breve chegar em assembleia na Câmara dos Deputados. Trata-se – acrescentou Porta – de uma declaração importante que merece ser reconhecida e apreciada e que não por acaso ocorreu no Palazzo di Montecitorio, por ocasião da apresentação do belo filme "Napoli-New York" de Gabriele Salvatores sobre a emigração italiana em o mundo".

Apresentada em 7 de novembro de 2022, o deputado Fabio Porta é autor da proposta de lei 525 que introduz nas escolas italianas o ensino das migrações, através de um projeto multidisciplinar que visa evidenciar o impacto que a presença italiana no mundo teve na história, na economia, na arte, na literatura e em todas as dimensões sociais dos grandes Países da imigração. O projeto encontra-se em análise na VII Comissão (Cultura, Ciência e Educação) da Câmara dos Deputados da tália.