UIL

Carteira de motorista na Itália deverá ser europeia e digital

A licença poderá ser baixada no celular, mas também será possível ter uma em papel. As novidades também incluem passar no exame e dirigir carros e veículos pesados ​​a partir dos 17 anos.

A Comissão Europeia está a propor novas regras da UE para aumentar a segurança rodoviária e entre elas está um plano para a introdução da carteira de motorista "digital".

Será válido em toda a União Europeia, mais fácil de substituir ou renovar, uma vez que não será necessário esperar pela "impressão" de um novo documento mas simplesmente atualizar o documento virtual, sendo também muito mais fácil atualizar o carta de condução depois de ter alcançado uma nova categoria.

Os Estados-Membros da UE poderão verificar o documento e aceder a todas as informações nele contidas. A este respeito, a Comissão também propôs tornar públicos os registos nacionais de cartas de condução de todos os Estados-Membros.  Os dados serão compartilhados para tornar efetiva a suspensão das cartas de condução em toda a UE. 

A Comissão propõe acrescentar infracções como a não manutenção de uma distância suficiente do veículo da frente; ultrapassagem perigosa; estacionamento perigoso; o cruzamento de uma ou mais linhas brancas contínuas; dirigir contra o tráfego; incumprimento das regras de utilização dos corredores de emergência; o uso de um veículo sobrecarregado.

Como a carteira de motorista é renovada atualmente?

A renovação deve ser realizada em intervalos diferentes, dependendo da idade do motorista e do tipo de habilitação. O principal objetivo da renovação é verificar se o sujeito ainda possui os requisitos físicos e mentais adequados para a condução de um veículo.

Para obter a renovação é necessário passar por um exame médico. O custo para renovar o documento varia consoante a carta vá para uma ASL (Autoridade Local de Saúde) ou para uma Escola de Condução. No primeiro caso, o custo varia entre 56 e 76 euros: na verdade, é necessário pagar um valor entre 30 e 50 euros pela visita, além de pagamentos de 16 euros na conta à ordem 4028 e 10,20 euros na conta corrente 9001 a ser feita aos Correios. No final da visita será emitido um documento de licença de substituição, sendo que este será entregue em sua casa no prazo de 60 dias.

O processo é mais cômodo para quem recorre à Escola de Condução. Na verdade, é este último que paga as contas em nome do condutor licenciado e fixa o exame médico em menos tempo, maior flexibilidade que no entanto afeta o custo da renovação (no total, sobe para 130-150 euros) .